Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/07/2007 - A Tarde Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Interpol na Bahia alerta para golpe transnacional

Por: Tássia Novaes


A representação regional da Interpol na Bahia divulgou na manhã desta sexta-feira, 6, por meio de sua assessoria de imprensa, um comunicado de alerta para um golpe propagado por estelionatários na internet.

Trata-se de uma fraude conhecida como carta nigeriana. A vítima recebe um e-mail geralmente escrito em inglês, no qual o remetente relata ter recebido uma grande quantia de dinheiro que estaria depositada em instituições financeiras européias.

Segundo justificativa escrita no e-mail, a origem do dinheiro remonta desde tesouros perdidos até casos de doenças graves na família ou grandes somas de valores desviadas do governo africano.

Durante os primeiros contatos, o estelionatário confirma que o dinheiro é de origem lícita e oferece uma porcentagem razoável para que o destinatário da mensagem ajude-o na transação bancária, inclusive tecendo elogios ao caráter íntegro e idôneo do mesmo.

Depois ter conquistado a confiança da vítima, os golpistas solicitam um depósito prévio de determinado valor, geralmente em dólar, que deverá ser usado para pagar o que eles atribuem a impostos e tarifas da futura transação bancária.

A vítima lesadas têm o dinheiro transferido para diversas instituições bancárias estrangeiras, com grande dificuldade de identificação sobre o verdadeiro titular, segundo a Interpol.

Além de pessoas físicas, os estelionatários também tentam seduzir instituições de caridade, ONGs e empresas por terem maior disponibilidade de capital para investir no "negócio".

Diversas tentativas de rastreamento dos remetentes dos e-mails até agora resultaram em buscas sem sucesso, segundo a Interpol. A quantidade de pessoas lesadas também não foi divulgada.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 315 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal