Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/12/2010 - Jornal A Tribuna Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Métodos para prevenir a lavagem de dinheiro

Por: Milena Nandi


Criciúma recebeu hoje a visita de representantes do Conselho de Controle da Atividade Financeira (Coaf), vinculado ao Ministério da Fazenda e da Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil (Anfac). O encontro entre as autoridades, empresários e representantes do Poder Judiciário da região ocorreu na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Em pauta estiveram os problemas decorrentes da lavagem de dinheiro e o que pode ser feito para prevenir este tipo de crime. O evento foi promovido pelo Sindicato das Factorings (Sinfac).

Participaram da palestra o presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues, o coordenador-geral de fiscalização do Coaf, César Almeida, e o presidente da Anfac, Luiz Lemos Leite. Esta foi a primeira vez que o município recebeu representantes do Coaf.

Segundo o presidente do Conselho, em visita ao Jornal A Tribuna, lavagem de dinheiro é quando se tenta ocultar a origem do mesmo. A prática pode ser adotada por quem menos se espera. Por isso, o Coaf atua no sentido de disciplinar, examinar e identificar ocorrências suspeitas de atividades ilícitas relacionadas à lavagem de dinheiro.

O Conselho foi criado em março de 1998 no âmbito do Ministério da Fazenda. O órgão elabora relatórios anuais com os resultados das ações realizadas no combate ao crime de lavagem de dinheiro, e repassa informações à Polícia Federal, que investiga os casos. “O Coaf capta as informações, cruza dados, analisa situações estranhas, cria o cenário e tenta descobrir se há o crime. Nós somos um levantador de orelhas”. Em 2009 foram produzidos mais de 1,5 mil relatórios.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 137 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal