Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/07/2007 - O Estado de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Contribuintes são alvo de tentativas de golpe por e-mail

Por: Rosangela Dolis


SÃO PAULO - Contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2007 estão sendo alvo de freqüentes tentativas de golpe por meio de e-mail. Eles recebem mensagem em página que imita as da Receita Federal dizendo que "foi verificada uma inconsistência em seus dados fornecidos no Imposto de Renda de 2007".

A mensagem solicita que o contribuinte faça novamente o preenchimento do formulário eletrônico da declaração, usando o link fornecido no e-mail. O texto dá 48 horas para o envio e ameaça com bloqueio de CPF e de contas correntes e de poupança e outros investimentos. A Receita alerta que não envia e-mails sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

A mensagem afirma que "estamos entrando em contato através do e-mail fornecido em sua declaração de Imposto de Renda de 2007". Ocorre que a Receita não pede mais o e-mail do contribuinte nos formulários há alguns anos, justamente para evitar fraudes.

A Receita orienta o contribuinte a não abrir nem responder mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão e a fazer a exclusão imediata do e-mail recebido. De acordo com a Receita, essa é uma forma de quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentarem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes.

Para esclarecimento de dúvidas, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (0300-789-0300).


Procedimento correto

A única forma segura de saber a situação da declaração deste ano é entrar no site da Receita e clicar sobre a faixa onde se lê "Restituição e extrato simplificado do processamento". Em seguida, clique sobre "Extrato simplificado" e na página que se abre informe CPF e número do recibo. Se a mensagem informar alguma pendência, clique sobre ela para obter o detalhamento. Caso seja um apontamento com o qual o contribuinte concorde com a Receita, basta enviar uma declaração retificadora. Se não, será preciso aguardar carta da Receita.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 350 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal