Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/12/2010 - Zero Hora / Infosfera Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresa lista os 12 principais golpes online de Natal


A empresa de segurança na rede McAfee listou os 12 principais golpes de Natal aplicados online nessa época do ano. Os cibercriminosos aproveitam o período de compras de presentes para lesar consumidores menos cuidadosos na internet. Os objetivos vão desde capturar informações pessoais e dados de cartão de crédito até inscrever o usuário em ataques que roubam dinheiro através do celular ou por transferências bancárias.

Falsa promessa de iPad – objeto de desejo da temporada, os golpistas prometem um tablet da Apple para quem fazer compras em sites falsos. O consumidor não recebe nem as compras, nem o prêmio. Outra forma é pedir o preenchimento de um questionário, que na verdade apenas rouba os dados da vítima.

Socorro! Eu fui roubado – falsas mensagens de perigo envolvendo familiares ou amigos da vítima exigem transferência de dinheiro.

Vale-presente – o golpe promete vales-presentes de lojas conhecidas, mas apenas rouba os dados do internauta através de questionários.

Falsos empregos - ofertas de emprego temporário são oferecidas. O candidato fornece informações pessoais aos golpistas.

Ataques via SMS – o tradicional golpe fishing é agora aplicado também por mensagem de celular, chamado de smishing. A vítima recebe uma falsa informação de que há algo errado com sua conta ou que está com pagamentos atrasados em alguma instituição e que precisa telefonar para conferir a situação.

Falsos alugueis - procurando por imóveis para alugar nas férias, a vítima é direcionada para sites maliciosos que roubam dados e pedem pagamentos adiantados.

Crédito fácil - precisando de dinheiro para as compras, a vítima é atraída por promessas de cartões de crédito ou empréstimos com juros baixos.

Falsos cartões virtuais – vírus e malwares são disseminados por intermédio de cartões virtuais de boas festas.

Produtos a preços baixos - os golpistas prometem produtos a preços muito inferiores dos praticados no mercado. Sites de leilão virtual são muito utilizados.

Falsos pedidos de caridade – aproveitando o clima natalino, pedidos de caridade para instituições inexistentes circulam pela rede lesando os bem intencionados.

Downloads infectados – imagens e arquivos com temas natalinos são enviados por e-mail. Na verdade, eles escondem trojans que infectam o computador.

Roubo de dados por wi-fi - em locais com wi-fi gratuito, os criminosos aproveitam para invadir a máquina da vítima e roubar informações.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 315 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal