Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/12/2010 - Jornal de Vinhedo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Associação alerta para o risco de golpes nessa época do ano


De acordo com a Acivi – Associação Comercial e Industrial de Vinhedo, o aumento no volume de vendas na época que antecede o Natal não traz só lucros para os empresários. Golpes e pagamentos frios também entram nas estatísticas do fim do ano.

A Assessoria de Imprensa da instituição informou que é bastante comum ouvir notícias sobre golpes e maus pagadores no comércio de praticamente todo o país e durante o ano todo. Mas nessa época que antecede o Natal, em que a demanda de consumo aumenta, crescem também as modalidades de fraudes aplicadas em empresários e lojistas.

Recentemente, a Associação Comercial de Leme fez uma campanha de divulgação de um golpe que voltou a ser praticado na cidade em questão, onde a vítima recebe uma ligação de uma pessoa que afirma ser do Primeiro Cartório de Protestos da Capital, informando que há boletos vencidos, não pagos, que serão protestados naquele dia.

Ainda conforme a Acivi, o golpe é claro, já que os cartórios não praticam esse tipo de ação e o golpista se utiliza de números de CNPJ falsos para induzir ao pagamento.

Pensando em contribuir na prevenção de golpes em geral, a Acivi está divulgando algumas dicas sobre como evitar o recebimento de cheques falsos, a importância de um cadastro de cliente forte e os cuidados com pagamentos em crediário e cheques pré-datados.

Cuidados com o recebimento de cheques

Vender com pagamento em cheque nem sempre é garantia de recebimento. Assim, fique atento a alguns cuidados simples e importantes.

- Conferir os dados do cheque. Pedir cartão do banco e comparar assinaturas.
- Desconfiar de folhas de cheque soltas, sem o talão.
- Não aceitar cheques rasurados, borrados ou com manchas.
- Ficar atento quando a pessoa der apenas o telefone celular. Pedir um telefone fixo é melhor.
- Solicitar sempre os documentos, anotando os dados, de quem está emitindo o cheque.
- Evitar cheques de terceiros.
- Ter cuidado redobrado nos feriados e finais de semana, pois são as datas preferidas para golpes com cheques roubados.
- Tenha muito cuidado ao receber cheques previamente preenchidos e assinados. Em caso de desconfiança, solicite ao emitente que assine também no verso do cheque e compare as assinaturas.
- Anote no verso do cheque os números de telefone e do RG do emitente. Se necessário, ligue no ato para confirmar a validade do telefone informado. Persistindo a dúvida, condicione a venda à prévia compensação do cheque.
- Se o cheque estiver amarelado, envelhecido ou desgastado, desconfie, pois pode ser de conta inativa ou encerrada.
- Tome essas precauções mesmo com cheques de pequeno valor. Redobre a cautela no caso de cheques pré-datados. Lembre-se que cheque pré-datado é concessão de crédito, exigindo, portanto, maiores informações sobre o emitente.
- Por último, em caso de dúvida, entre em contato com a Associação Comercial. Lá será possível fazer consultas e checagem de alertas sobre possíveis golpes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 177 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal