Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/12/2010 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banco suíço fecha conta do fundador do WikiLeaks por falso endereço

Conta havia sido aberta para receber doações para defender Assange. Site está divulgando documentos secretos da diplomacia norte-americana.

O braço bancário do correio suíço informou nesta segunda-feira (6) que fechou uma conta pertencente ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, argumentando ter recebido informações falsas de seu correntista.

"O PostFinance encerrou sua relação de negócios com o fundador do WikiLeaks Julian Paul Assange," disse o banco em um comunicado.

"O cidadão australiano forneceu informações falsas acerca de seu local de residência durante o processo de abertura da conta", explicou a instituição.

Assange teria dado ao banco um endereço não revelado na cidade suíça de Genebra como sua residência.

O site, que gerou uma crise diplomática mundial ao divulgar documentos confidenciais de embaixadas americanas, fornece os dados da conta do PostFinance para "doar diretamente para Julian Assange e outros membros da segurança do WikiLeaks", e orienta que o depósito seja feito em nome de "Assange Julian Paul, Genebra".

A decisão de abrir a conta no banco suíço foi tomada após o serviço de pagamento online PayPal ter cancelado o cadastro de Assange.

Assange esclareceu que a nova conta foi aberta para financiar os custos de sua defesa e da de seus colaboradores.

No começo de novembro, Assange tornou pública a possibilidade de pedir asilo político aos suíços, já que o país é conhecido por ter uma "longa tradição na defesa dos direitos humanos".

Enquanto isso, Assange, de 39 anos e de nacionalidade australiana está na lista dos mais procurados da Interpol, após a Suécia divulgar um mandado de prisão contra ele por acusações de crimes sexuais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 134 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal