Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/12/2010 - Diário Catarinense Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Professor da UnB é condenado


A Justiça condenou um professor da Universidade de Brasília (UnB), dois empresários e um sociólogo a penas que chegam a dez anos e dez meses de prisão por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

O processo envolve um suposto esquema de desvio de recursos públicos por meio da Finatec, fundação de apoio à universidade. Foram condenados o professor de engenharia Antônio Manoel Dias Henriques, que presidiu a Finatec; o empresário Luis Antonio Lima; a mulher dele, Flavia Maria Camarero, e o sociólogo Eduardo Grin, sócio do casal.

A Finatec foi protagonista do escândalo da compra de mobília, que incluía uma lixeira de R$ 1 mil, para um apartamento funcional para a reitoria. Luis Antonio Lima, do PT gaúcho, participou da equipe petista de transição dos governos Fernando Henrique Cardoso-Lula.Ele e a mulher são donos da Intercorp e da Camarero & Camarero Consultoria Empresarial, empresas investigada em vários Estados por contratos, sempre sem licitação, firmados com governos do PT pela Finatec.

Todos podem recorrer da sentença em liberdade. A sentença afirma que “os réus tiveram aumento patrimonial ilícito’’. Por isso, foi determinada a perda de bens do grupo em favor da União. Segundo a denúncia do Ministério Público, a Finatec era contratada pelas prefeituras e depois subcontratava a Intercorp. Era uma forma de driblar a necessidade de licitação e permitir que a empresa privada recebesse recursos públicos.

Ainda conforme investigações de promotores, a Intercorp recebeu cerca de R$ 28 milhões da fundação. Além da suposta fraude na contratação direta, os serviços não eram realizados – tese negada pelos acusados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 299 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal