Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/12/2010 - Bom Dia Sorocaba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresária de Bauru cai no golpe do 'protesto em cartório'

Grupo bem articulado é acusado de pregar peças em gente do estado todo

Um grupo de golpistas bem articulados é acusado de pregar peças caras em empresários de todo o Estado de São Paulo. Um dos casos envolve Bauru.

A suposta mentira contada é a do protesto em cartório. Os farsantes ligam com a história de que o empresário está com títulos pendentes (dívida) e, para ter seu nome limpo, deve efetuar um pagamento.

A empresária Selma Simões, de Bauru, recebeu uma dessas ligações. Segundo conta, diziam ser do 1º Tabelião de Barueri. Para quitar as suas dívidas, Selma deveria fazer um depósito de cinco parcelas de R$ 299. “Quando falaram o valor, fiquei desconfiada”, conta.

Selma então disse que iria procurar uma advogada para esclarecer o caso.

Quando colocou os nomes das empresas supostamente falsas num site de busca na internet, convenceu-se de que era vítima de um golpe.

O esquema

De maneira geral, o esquema é o seguinte: ligam dizendo ser de um cartório, passam dados da empresa da vítima e afirmam que ela tem títulos em protesto a serem pagos. Quando a pessoa nega qualquer pendência, afirmam que o título é referente a uma empresa de publicidade de São Paulo.

Para a história ficar convincente, garantem que a empresa de publicidade fez títulos falsos em nome da vítima e entrou com ordem de pagamento por uma empresa de cobrança, também falsa. Para se livrar da pendência, a vítima deve efetuar o pagamento total referente aos títulos. Os falsos “cartorários” afirmam ainda que, a partir do pagamento, o cartório tentará investigar a cobrança falsa e ressarcir o dinheiro à vitima. O BOM DIA ligou nos números passados pelos golpistas. Em todos eles, os responsáveis atenderam afirmando suas falsas funções.

No caso do cartório em Barueri, a responsável (Aline) atendeu e logo perguntou: “Qual o nome da sua empresa?”. Quando questionada sobre a denúncia de golpe, ela desligou o telefone que, a partir daí, passou a dar sinal de ocupado. Na suposta empresa de cobranças, a responsável (Marlene) ficou irritada sobre denúncia de golpe: “Você quer que eu te responda o que? Faça o favor de não ligar mais!”.

Na sede da suposta empresa de publicidade com sede em São Paulo o funcionário que atende pelo nome de Lucas Ribeiro afirmou que só conversaria pessoalmente.
É de conhecimento/O delegado seccional de Bauru Benedito Antônio Valencise foi informado pelo BOM DIA sobre o golpe. Ele mostrou conhecer o assunto - e revelou saber de ocorrências em outras cidades.

“Nós não temos registrado boletins de ocorrência sobre esse caso aqui em Bauru ainda. Talvez as pessoas não estejam nos comunicando”, afirma.

Cobrança nunca é por telefone

O BOM DIA procurou o verdadeiro 1º Tabelião de Barueri e foi informado pelo escrevente Nagib Moretti de que esses golpes têm acontecido com frequência há mais de um mês.

Ele explicou que os golpistas trocam de cartório de tempos em tempos e orientou as vítimas a procurarem a delegacia para um boletim de ocorrência.

Como alerta, Nagib afirmou que o trâmite legal de cobrança de título em cartório é feito por intimação pelos correios ou por um próprio funcionário do cartório. “A cobrança nunca vem por telefone, emails ou faz”, afirmou.

Ele disse ainda que o pagamento de títulos é feito somente no guichê do cartório e nunca por depósitos em conta.

Na Internet é possível encontrar publicações de pessoas que já foram vítimas do golpe. Uma matéria publicada por um portal de notícias tinha 268 comentários sobre o assunto. Nos sites de diversos cartórios do estado e da real empresa Financred (citada pelos golpistas nas abordagens) um alerta sobre a ocorrência de golpes é feito aos consumidores logo quando abrem a página.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 292 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal