Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/03/2006 - O Nacional Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

O Brasil está dando um passo avançado em relação aos crimes de lavagem de dinheiro


Nessa sexta-feira, proferiu palestra de abertura do curso da Escola Superior de Magistratura da Ajuris, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, o passo-fundense Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça, representante da Justiça Federal na Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro, vinculado ao Ministério da Justiça. Ele também está participando da elaboração da primeira lei de cooperação penal internacional brasileira e da reformulação da Lei 9.613, que diz respeito à lavagem de dinheiro.
Sobre a organização dos poderes no combate ao crime organizado, Gilson afirmou que "o Brasil está dando um passo avançado com relação a esses crimes, principalmente quanto à lavagem de dinheiro, que é o ponto final da aplicação de todo o recurso ilícito obtido pelas organizações criminosas nos seus vários ramos de atividade". Acrescentou ainda que há uma cooperação interna entre Ministério Público, Justiça Federal, Ministério Público Federal e órgãos do Executivo. O Ministério da Justiça criou uma divisão para recuperar ativos e de cooperação internacional e a Polícia Federal também está se especializando na investigação desses crimes.
Ele lembrou que temos o Conselho de Controle de Atividades Financeiras e que o Banco Central faz um monitoramento do movimento das instituições financeiras no que diz respeito a operações suspeitas. "Esses órgãos institucionais se uniram e estão trocando informações. O Brasil está um passo à frente dos outros, sendo que é o primeiro país do mundo a criar varas criminais federais especializadas no processamento e julgamento dos crimes contra o sistema financeiro e de lavagem de dinheiro."
Com relação ao nepotismo no Judiciário, Dipp disse que "o nepotismo estava arraigado nas instituições brasileiras, e esse é um passo adiante no sentido da moralização e de dar efetividade à norma, dentro dos princípios da moralidade e impessoalidade no serviço público".
A respeito do combate à lavagem de dinheiro, Dipp revelou que "com a criação das varas especializadas, que são em torno de 24, localizadas nas principais capitais brasileiras, as ações penais e inquéritos policiais cresceram de forma exponencial a partir de 2003, quando foram criadas. Hoje temos uma cultura de combate à lavagem de dinheiro, e o número de ações e inquéritos que estão tramitando e o número de condenações já é significativo para um país que até há pouco tempo não tinha nenhuma cultura no trato desse tipo de crime".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 508 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal