Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/11/2010 - Diário de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso talibã recebe dinheiro em negociações fraudulentas


Um impostor fazendo-se passar por um dos máximos dirigentes talibãs recebeu uma "quantia substancial" durante negociações de paz que, afinal, não passavam de fraude.

Este caso, recente e só agora divulgado, parece colocar em causa a estratégia ocidental no Afeganistão. Sobretudo revela a falta de informação que a força internacional possui do funcionamento interno da hierarquia dos rebeldes.

O impostor fez-se passar por Mohammed Mansour, um dos dirigentes mais próximos do chefe dos talibãs, o mullah Mohammed Omar. As conversas decorreram no âmbito das tentativas do Presidente Hamid Karzai de negociar com os rebeldes, mas os negociadores nem sequer desconfiaram do facto de o interlocutor surgir com pedidos fáceis de satisfazer. Não havia, por exemplo, a exigência prévia da retirada ocidental.

O pretenso Mansour recebeu dinheiro para convencer os seus companheiros de rebelião e, segundo escreve o Wall Street Journal, chegou a ter dois encontros com o próprio Karzai. O homem acabou por desaparecer com o dinheiro e pensa-se agora que o impostor era paquistanês, dono de uma loja em Quetta.

O fiasco caiu como um balde de água fria nas esperanças de negociar a paz com os rebeldes. Karzai está a tentar atrair talibãs de hierarquia inferior com dinheiro e amnistias, mas poucos aderiram e alguns dos que aderiram podem ser impostores. O mullah Omar já fez um apelo à continuação da luta, num site de internet, e um porta-voz dos talibãs reagiu à notícia da falsa negociação dizendo que "os americanos e os seus aliados são muito estúpidos".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 100 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal