Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/06/2007 - Agora MS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF realiza operação contra fraudes em licenças ambientais


A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira uma operação para desmontar uma quadrilha que fraudava licenças ambientais. Batizada de "Ouro Verde 2", a operação cumpre 34 mandados de busca e apreensão e 24 de prisão temporária em 11 cidades do Pará e duas do Maranhão.

Segundo a PF, as investigações apontam que os envolvidos teriam praticado crimes contra o meio ambiente, entre eles um enorme desmatamento da floresta amazônica.

O grupo, que envolve ex-funcionários públicos, hackers e 155 empresários do setor madeireiro, é acusado pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações e violação de sigilo funcional.

As fraudes, de acordo com a polícia, eram realizadas de duas formas. A primeira através da inserção fraudulenta de créditos no sistema informatizado que permite a impressão dos DOFs (Documentos de Origem Florestal). A segunda, pela impressão de grande número de DOFs, onde constavam grandes quantidades de madeira e carvão a serem transportadas ou estocadas.

A PF informou que a propina paga ao grupo pela inclusão de créditos era de cerca de R$ 100 por metro cúbico --em uma das operações, identificadas durante as investigações, foram inseridos ilicitamente 160.000 metros cúbicos de madeira, gerando um lucro de R$ 16 milhões.

Há indícios ainda que hackers estariam desbloqueando o Cadastro Técnico Federal do sistema do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 347 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal