Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/06/2007 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Susep edita novas regras de prevenção contra fraudes


A Susep estabeleceu, através da Circular 344/07, novas regras para os controles internos específicos para a prevenção contra fraudes em empresas do mercado de seguros, previdência aberta e de capitalização. Essas empresas terão até o dia 1º de julho de 2008 para adequar suas estruturas de controles internos, desenvolvendo estudos sobre o risco de ser objeto de fraudes, principalmente com relação aos produtos comercializados e suas práticas operacionais.
Com base nesses estudos deverá ser desenvolvida e implementada, na forma da legislação vigente, uma estrutura de controles internos específicos, validada pela auditoria interna, para tratar dos riscos identificados.

A estrutura de controles internos deverá contemplar o estabelecimento de uma política de prevenção, detecção e correção de fraudes; a elaboração de critérios e implementação de procedimentos de identificação de riscos de fraude referentes a produtos; e treinamento contra fraudes para os funcionários.

Segundo a norma, todas as empresas do setor terão que indicar um diretor responsável pelo cumprimento da circular. Além disso, deverá ser enviado à Susep, até o dia 30 de abril do exercício subseqüente, relatório elaborado por auditores independentes, sobre os critérios adotados para avaliação da exposição ao risco e a adequação, aos riscos existentes, tanto dos critérios elaborados quanto dos procedimentos implementados.

Todos os estudos e documentos mencionados na circular deverão ser mantidos à disposição da Susep, durante o período mínimo de cinco anos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 352 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal