Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/11/2010 - Fábrica de Conteúdos Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsos vírus sofrem "boom" em 2010


O relatório mais recente da Pandalabs, o laboratório de anti-malware da Panda Security, indica que 11,6 por cento de todas as ameaças informáticas recolhidas ao longo dos 21 anos da Panda referem-se a falsos antivírus.

Embora seja um fenómeno relativamente recente (os falsos antivírus começaram a surgir há apenas quatro anos), este ano, deu-se um "boom" deste tipo de ameaça, dado que 40 por cento de todos os falsos antivírus foram criados em 2010.

Desde Janeiro que, segundo a Pandalabs, foram identificados 34,8 por cento de computadores a nível mundial com algum tipo de malware, 5,4 por cento dos quais foram infectados com um falso antivírus.

Este método, apesar de recente, gera volumes de negócio elevados aos piratas informáticos, na ordem dos 34 milhões de dólares mensais (cerca de 25 milhões de euros), o que representa uma factura anual de 415 milhões de dólares (cerca de 306 milhões de euros).

Numa nota, a Pandalabs refere que os falsos antivírus, também conhecidos por rogueware, são programas que se instalam nos computadores dos utilizadores alertando-os para a existência de infecções massivas.

O modo de actuação passa por tentar convencer os utilizadores a adquirirem a versão completa da solução para resolver os seus problemas. "No entanto, assim que os utilizadores fornecem os seus dados bancários, a quantia é-lhes retirada deixando-os com uma aplicação inútil e um problema inexistente", explica a mesma nota.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 142 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal