Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/11/2010 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Delegado diz que qualidade da fraude em carros furtados em SP surpreende

Desde 2009, 15 pessoas foram presas pela Polícia Civil. Grupo é suspeito de furtar e depois clonar veículos.

O delegado José Mariano de Araújo, da 2ª Delegacia de Repressão a Roubo de Cargas (Divecar), disse nesta quinta-feira (18) que agora o trabalho dos policiais responsáveis por desmantelar uma quadrilha suspeita de furtar e adulterar documentação de veículos em São Paulo é identificar as vítimas. Desde dezembro de 2009, quando começaram as investigações, 15 pessoas foram presas e há mais dois pedidos de prisão temporária contra foragidos expedidos pela Justiça. Araújo afirmou que a qualidade da fraude "surpreende".

“Nosso trabalho agora é achar essas vítimas e tentar reaver os veículos. Essa segunda etapa é muito mais de identificação”, afirmou o delegado na sede do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), na Zona Norte da cidade. Nesta quinta, duas pessoas foram presas na Zona Leste: um homem de 35 anos que afirmou ter sido mecânico e uma dona de casa de 32 anos. “Os dois não assumem qualquer responsabilidade (no crime).”

Segundo o policial, a dona de casa era a responsável por buscar informações sobre o veículo furtado e providenciar a clonagem dele. “Ela era como a despachante do grupo.” Araújo disse que os integrantes da quadrilha furtavam os veículos de passeio e de carga e começavam o processo de adulteração da documentação, fazendo com que os automóveis, já clonados, “pudessem entrar em circulação” sem levantar suspeita em um primeiro momento.

“Quando alguém tentasse fazer, por exemplo, o licenciamento do carro, ia perceber que os documentos eram falsos. Entrava pelo cano”, contou o delegado, sobre os compradores dos automóveis. Na casa do homem preso, na Zona Leste, onde o grupo costumava agir, os policiais encontraram placas clonadas e material usado para realizar as fraudes.

Segmentação

Os suspeitos vendiam os veículos de forma particular, sem anunciar em concessionárias para evitar a descoberta da fraude. Araújo disse ter ficado surpreso com a segmentação do grupo, que estipulou diferentes funções para cada um. “Isso era para dificultar o trabalho da polícia. Surpreende a qualidade da falsificação, sabiam trabalhar e tinham até um especialista em desligar o rastreamento dos veículos furtados.”

Araújo não quis estimar o número de vítimas e de carros adulterados. Informou que vai buscar as pessoas que foram lesadas pelos suspeitos por meio dos documentos encontrados com eles e das mensagens encontradas nos celulares dos presos. “Eles providenciavam as placas, tinham até o arame para o emplacamento, adulteravam o chassi e os selos identificadores de câmbio e motor”, afirmou o policial.

Neste primeiro momento, o delegado disse que funcionários de órgãos como o Detran, de onde podem sair informações sobre a documentação dos carros a serem clonados, não serão investigados. “O tipo de falsificação deles é material, dando a aparência de verdadeiro. Não passava pelo assentimento do órgão de trânsito.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 150 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal