Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/11/2010 - Jornal Cruzeiro do Sul Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Preso mais um de quadrilha de clonagem de cartões

Por: Marcelo Roma


O acusado de fazer parte da quadrilha de estelionatários presa em maio, Diogo Stefano Rosa Jerônimo, 29 anos, queria aparentemente esquecer o passado de crimes. Ele foi preso semana passada num condomínio de Votorantim. Trabalhava como instalador de acabamento de gesso. Havia contra ele mandado de prisão preventiva, cumprido por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

A prisão de dez acusados da quadrilha especializada em estelionato aconteceu em maio, após investigação do Grupo Antissequestro (GAS). Claudeci Domingues Simões era o líder do grupo. A maioria continua presa e aguarda julgamento. Diogo, segundo o delegado José Humberto Urban Filho, da DIG, participava dos golpes, que consistia basicamente em clonagem de cartões de crédito e de débito e empréstimo consignado.

A quadrilha copiava dados dos cartões das vítimas e transferia para cartões falsos, com que fazia compras e saques. Em maio, foram apreendidos dispositivos do tipo chupa-cabra, que grava os dados instantaneamente ao passar o cartão. A investigação do GAS, na época, contou com colaboração da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os estelionatários utilizavam inclusive nomes de pessoas que já morreram, para aplicar os golpes. Também financiavam carros e pagavam só a primeira parcela. De acordo com o delegado assistente do GAS, Rodrigo Ayres, Diogo fazia o chamado trabalho de campo: iria às lojas e aos bancos.

Para evitar ter o cartão clonado, o delegado recomenda atenção no momento de fazer pagamentos. Em postos de combustível, restaurantes e outros lugares a pessoa deve sempre ficar atento ao cartão, para que esteja sempre à vista.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal