Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/11/2010 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude de milhões em facturas falsas

Por: Alexandre Panda e Tânia Laranjo

Crime económico: Operação resultou em 32 buscas de norte a sul

A Polícia Judiciária desmantelou ontem um mega-esquema de evasão fiscal e branqueamento de capitais em que participavam dezenas de empresas de todo o País, criando um chamado carrossel de IVA.

A investigação, levada a cabo por elementos da Direcção Central de Combate à Criminalidade Económica e Financeira da Polícia Judiciária e coordenada pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, realizou ontem 32 buscas em empresas e domicílios de gestores e administradores. À hora do fecho desta edição, as diligências dos investigadores ainda estavam a decorrer. O CM sabe que está em causa uma fraude que poderá já ultrapassar a fasquia dos dez milhões de euros.

O inquérito, que dura há vários meses, visava travar a circulação de facturas falsas entre empresas, cuja finalidade era fugir ao pagamento do IVA. O esquema conhecido co-mo carrossel de IVA não é novo mas continua a ser um sistema muito utilizado pelas sociedades para criar capitais ilícitos. Trata-se da criação de empresas de fachada que apenas servem para produzir facturas falsas, muitas vezes geridas por toxicodependentes ou por sem-abrigo que a troco de pequenas quantias aceitam abrir contas bancárias pelas quais circula o dinheiro e dar rosto às sociedades financeiras inexistentes. Essas mesmas empresas passam depois facturas que são encaminhados para a contabilidade de sociedades reais, de forma a simular despesas que não existem. Ao que o CM apurou, as buscas ontem realizadas espalharam-se a todo o País.

Para já, e por se tratar de uma diligência ainda na fase inicial da investigação, não terão sido feitas detenções. Terão sido apenas constituídos alguns arguidos, desconhecendo-se os montantes apreendidos e as empresas envolvidas. A PJ poderá divulgar hoje mais elementos sobre a investigação em curso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 238 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal