Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/11/2010 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF cumpre 46 mandados de prisão em 20 cidades da Bahia por desvio de verbas da União


SÃO PAULO - A Polícia Federal realiza uma operação para cumprir 46 mandados de prisão e 82 mandados de busca e apreensão em 20 cidades da Bahia. Há prisões decretadas para prefeitos, servidores públicos municipais e empresários, acusados de desvio de verbas da União repassadas às Prefeituras por meio de convênios, fundos ou planbos nacionais. O valor das fraudes chega a R$ 60 milhões e o dinheiro deveria ter sido usado na compra de medicamentos, merenda escolar e execução de obras públicas.

Segundo a PF, as concorrências foram manipuladas. A investigação começou com base em denúncia de fraude em licitações na cidade de Itatim envolvendo a empresa Sustare Distribuidora de Alimentos, do grupo pertencente ao empresário Edison dos Santos Cruz. A PF informa que a atividade da empresa seria fornecer merenda escolar, mas o esquema se diversificou e alcançou as áreas de medicamentos e obras públicas.

A PF afirma que o grupo promovia uma espécie de "divisão do mercado", com uso de notas fiscais frias e superfaturamento dos preços. Em alguns casos, sequer ocorria a entrega do produto contratado.

A PF informa que a prova dos crimes está nas fiscalizações da Controladoria-Geral da União, bem como de laudo técnico elaborado pelos peritos da Polícia Federal. Todo o material apreendido será ainda analisado pela PF e pela CGU, para que, ao final da investigação, seja apresentado relatório conclusivo ao Ministério Público Federal.

Os acusados da Operação Carcará vão responder por crimes de Peculato e Emprego Irregular de Verbas Públicas, Estelionato, Formação de Quadrilha ou Bando, Fraude a Licitação,, Modificação Ilegal do Contrato ou Pagamento Antecipado, Impedimento, Perturbação ou Fraude ao Ato Licitatório, Afastamento de Licitante, Fraude na Execução do Contrato, Crimes de Responsabilidade de Prefeito Municipal , Corrupção Ativa e Passiva, dentre outros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 132 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal