Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/11/2010 - Olhar Direto Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Rui Ramos crê que voto biométrico reduzirá a 'zero' falsidade ideológica

Por: Julia Munhoz


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos, disse, durante discurso nesta terça-feira (9) no lançamento do primeiro cadastramento do voto biométrico, cujo teste em Mato Grosso será feito em Campo Verde, que a partir da instituição do novo método de votação por meio de digitais deverá se reduzir a "zero" as ocorrências de falsidade ideológica registradas no dia da eleição. Segundo ele, a corrupção eleitoral é o maior problema enfrentado pela Justiça Eleitoral.

Na companhia de demais membros do Pleno, o magistrado fez um apanhado histórico do avanço obtido nos últimos anos, com a implantação das urnas eletrônicas há 14 anos e responsável pela diminuição dos casos de fraude, quase comum na época das urnas manuais, quando muitas denúncias eram feitas junto ao TRE-MT.

A grande vantagem do voto biométrico, na avaliação de Rui Ramos, é o fato de impedir que o eleitor possa votar no lugar de outro. “A urna eletrônica chegou em 1996 com muita desconfiança e com os anos foi sendo ajustada e foi um marco para a história. Esse sistema surge da mesma forma. A biometria não permite que ninguém vote no lugar de ninguém”, discursou.

O município será o primeiro a participar da Biometria na Eleição de 2012, no Estado, e foi escolhido pela proximidade com a capital, Cuiabá, além do fato de 24 mil dos 30 mil habitantes estarem aptos a votar.

Para o prefeito de Campo Verde, Dimorvan Alencar (PR), que também se fez presente ao evento, a escolha de Campo Verde como primeiro município mato-grossense a cadastrar o voto biométrico é 'uma honra', principalmente por se tratar de um município novo. Ele também fez um apelo aos empresários da região para que liberem os funcionários para o recadastramento.

A estrutura de recadastramento para atender os 24 mil eleitores de Campo Verde foi instalada no Ginásio Joubert Romancini. A partir de hoje, os eleitores já podem procurar o posto de atendimento que funcionará até o dia 8 de dezembro, das 9h às 18h, de segunda a sábado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 115 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal