Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/11/2010 - EPTV.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

"Vigarice" da cultura brasileira é investigada em livro de historiador

José Augusto Dias Júnior foi a fundo para desvendar essas características.

Um historiador investiga origens e características da ‘vigarice’ na cultura brasileira: esse é o mote da obra “Os contos e os vigários – uma história da trapaça no Brasil”, escrito por José Augusto Dias Júnior.

O famoso dito “Cair no conto do vigário” significa ser enganado, perder dinheiro em algum golpe. A expressão está tão inserida em nosso vocabulário que poucos estranham a associação entre imagem de um religioso e a enganação. Pois José Augusto Dias Júnior notou a contradição e partiu dela para pesquisar e escrever o livro lançado pela editora LeYa Brasil. O historiador investiga não apenas a origem da expressão – que não é brasileira – mas suas aplicações e transformações ao longo do tempo.

Desta expressão surgiu o substantivo, vigarice, sinônimo de estelionato - mais recentemente conhecido também pela gíria “171”, número do artigo do Código Penal que define o crime de estelionato. Dias Júnior identifica a característica marcadamente urbana desses delitos: nas cidades o golpista tanto encontra recém-chegados ingênuos com mais facilidade quanto desaparece rapidamente na multidão.

Tomando como cenário metrópoles brasileiras, que cresciam de maneira incessante ao longo do século XX, o livro trata dos mecanismos culturais que sustentam e organizam o funcionamento da “vigarice”, cujos engenhosos encenadores dominam a técnica teatral de criar mentiras com aparência de verdades, episódios em que "os espertos se fazem tolos e o tolo quer ser esperto”.

“Os contos e os vigários – uma história da trapaça no Brasil” chega às livrarias ao preço de R$ 44,90.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 133 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal