Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/11/2010 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

SP: recenseadores são afastados por suspeita de fraude no Censo

Por: Rose Mary de Souza


Pelo menos cinco recenseadores que realizavam o Censo 2010 em Indaiatuba, interior de São Paulo, foram afastados sob suspeita de fraude na coleta de dados para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, a manipulação dos dados, por meio da invenção das informações dos moradores pelos suspeitos, foi notada em 18 dos 242 setores domiciliares da cidade na sexta-feira.

O trabalho de checagem da veracidade dos dados com nova apuração junto aos moradores será feito por outros recenseadores, que começaram as visitas nesta quarta-feira. A previsão é que essa etapa termine até o final da semana.

Segundo o IBGE, a suspeita da irregularidades surgiu após alguns moradores procurarem o órgão, por telefone e por e-mail, pedindo o agendamento de uma data para a visita de um recenseador. Entretanto, essas pessoas constavam como recenseados nos bancos de dados do IBGE. A possibilidade de agendamento de data e hora para a coleta de dados havia sido amplamente divulgada, pois em várias situações era difícil encontrar pessoas nas residências.

De acordo com o instituto, a discrepância nas informações ocorreu na maioria das questões formuladas que constam no computador manual utilizado por cada um dos recenseadores suspeitos como, por exemplo, o número de habitantes na residência, escolaridade e assinatura eletrônica.

O IBGE afirmou que vai preencher os relatórios sobre a atuação dos colaboradores apontados pela manipulação das falsas informações e depois estudará medidas jurídicas de punição.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 171 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal