Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

31/10/2010 - A Bola Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Vale Azevedo falsificou garantias para obter créditos no BPN


O ex-presidente do Benfica terá forjado garantias nos empréstimos que lesaram o BPN em milhões de euros, segundo uma investigação da Polícia Judiciária noutro inquérito em que arguidos do novo caso BPN tentaram obter créditos com esses mesmos documentos.

De acordo com a edição deste domingo do Jornal de Notícias, Vale Azevedo terá feito negócios com Carlos Marques e Diamantino Morais, ambos arguidos num processo de fraude ao BPN de cerca de 100 milhões. O caso remonta a 2006, altura em que foram pedidos empréstimos ao BPN de 35 milhões de euros e à Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, no mesmo valor. Ainda esse ano, uma empresa da família de Vale Azevedo terá tentado usar essas mesmas garantias num pedido de empréstimo de 25 milhões ao BCP, mas este foi negado quando banco descobriu que os documentos eram falsos.

A PJ adianta que estas “garantias autónomas” foram passadas por uma empresa de “resseguros” francesa, a PM RE, que actuaria como suposta delegação de uma prestigiada firma suíça, a Swiss RE. O esquema foi introduzido em Portugal pelo próprio Vale Azevedo. Na verdade, a firma suíça nunca autorizou a PM RE a passar garantias para avalizar empréstimos bancários

As garantias foram utilizadas no pedido de empréstimos às empresas Futurbelas e Vencimo – ambas controladas por Diamantino Morais e Carlos Marques. A Futurbelas foi declarada falida ficando a dever 35 milhões de euros ao BPN. Já a Vencimo fundiu-se, a 18 de Março, com a Futurbelas. Nos dois casos foi usada a mesma garantia da PM RE, mas só o empréstimo ao Crédito Agrícola foi pago.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 279 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal