Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/06/2007 - Reporter Diário Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Corrupção afasta empresas de investir em emergentes

Por: Milton F.da Rocha Filho


A percepção de elevado risco de fraudes e corrupção fez com que uma a cada cinco companhias multinacionais deixassem de realizar investimentos em algum país emergente, aponta estudo da Ernst & Young. "Dentre as 586 empresas pesquisadas, 10% já deixaram de tomar decisão de investir em algum país em desenvolvimento em função da percepção de fraude", destacou o sócio da área de Investigação de Fraudes da consultoria, José Francisco Compagno. Ele participou de reunião do comitê de Finanças da Câmara Americana de São Paulo (Amcham-SP).

Compagno anunciou que a pesquisa foi feita em 2006 com empresas globais que atuam em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. As entrevistas com líderes das corporações foram conduzidas em 19 países, oito deles considerados emergentes: Brasil, China/Hong Kong, Índia, México, Polônia, Rússia, Cingapura e África do Sul. A apresentação da pesquisa e um debate sobre o assunto está no site da Amcham, o www.Amcham.com.br.

Ameaça

O levantamento indica que 48% dos consultados vêem corrupção ou propina como uma ameaça nos mercados emergentes, enquanto apenas 20% enxergam a mesma dificuldade nos países desenvolvidos. Nos outros itens avaliados, a percepção de fraudes é maior nos mercados desenvolvidos.

Com relação a apropriação indébita de ativos, 14% apontam risco nos emergentes e 18% nos desenvolvidos. Na avaliação de fraudes em demonstrações financeiras, 10% têm receio em investir em nações em desenvolvimento e 20% em países desenvolvidos e, na análise de fraude interna em conluio com outras empresas e pessoas, 20% disseram ver risco em emergentes e 31% nos desenvolvidos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 394 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal