Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/10/2010 - O Liberal Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detran alerta motoristas para golpe

Por: Leslie Cia Silveira


Região - Proprietários de veículos estão sendo vítimas de golpes praticados por estelionatários que agem de maneira criminosa em nome do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Um dos meios é enviar multas pela internet e outro é fotografar a placa do carro e com a ajuda de estabelecimentos que possuem dados cadastrais dos condutores, como despachantes e autoescolas, enviam multas também via Correio.

Ontem, O LIBERAL entrou em contato com o Detran para verificar quais são as orientações para os motoristas não caírem nos golpes e sofrerem prejuízos financeiros com o pagamento de falsas multas. O órgão informou que basta o condutor acessar o site www.detran.sp.gov.br e clicar na opção "pesquisa de multa". Para isso, o motorista terá de digitar o número do Renavam. Aparecerão listadas todas as multas do veículo que constam no sistema do órgão.

O próprio Detran informou que um dos golpes mais comuns praticados pelos criminosos é enviar alertas falsos por e-mail notificando sobre a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por excesso de pontos. "Os falsários colaram a imagem do logotipo do Detran-SP na página do e-mail, como forma de tentar dar credibilidade à notificação", destacou o órgão.

O Detran recomendou aos condutores que ignorem a mensagem, pois o órgão não possui cadastro de e-mails de condutores e não usa esse meio de comunicação como forma de notificação. As notificações sobre a abertura de processo de suspensão do direito de dirigir são feitas através de publicação no DOE (Diário Oficial do Estado).

"Alguns condutores têm encaminhado cópias das mensagens para o Detran estranhando o recebimento do e-mail, uma vez que não estariam com excesso de pontos no prontuário. Orientamos esses condutores que joguem o e-mail no lixo, pois, ao tentar abri-lo, podem estar contaminando o computador com vírus", trouxe a nota do Detran.

Segundo o departamento, desde o final de 2006, tem sido detectado que e-mails estão sendo encaminhados com o nome de Jorge Nery, que se autointitula Chefe de Segurança do Detran-SP. "Informamos que o Detran não possui em seus quadros nenhum funcionário com este nome e também não conta com esse cargo de Chefe de Segurança".

Além de publicadas no DOE, as notificações são encaminhadas aos condutores pelo Detran-SP, através dos Correios para o endereço cadastrado no banco de dados do órgão. Caso a pessoa tenha dúvidas se a correspondência é verdadeira, poderá conferir a lista das CNHs ameaçadas de suspensão no site do Detran.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 1998 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal