Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/10/2010 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Industriais ameaçados por grupo de burlões

Por: Luís Almeida


Empresários das zonas de Viana do Castelo e Caminha dizem estar a ser alvo de ameaças e extorsão por parte de indivíduos que tentam vender-lhes ferramentas de fraca qualidade. Quando os induustriais pretendem devolvê-las, recusam e exigem milhares de euros.

Um industrial de Viana do Castelo que pediu anonimato, disse ao JN que já recebeu duas chamadas reclamando o pagamento de duas facturas que "são falsas" e não pertencem a qualquer "firma legalizada".

Os casos têm-se sucedido desde há uma semana e dizem respeito a uma suposta venda de ponteiras e barrenas (varas de perfuração) destinadas a perfuração ou corte de metais.

A mesma fonte acrescentou que dois ou três burlões se têm apresentado em diversas firmas da zona industrial de Viana do Castelo, de Perre, de Meadela e no concelho de Caminha, apresentando as ferramentas como as melhores que existem no mercado. Dizem que as pontas perfurantes se encontram revestidas de um produto que lhes confere uma maior solidez,

Outra das características da burla é o facto de os indivíduos tentarem sempre fazer o negócio com o mínimo de pessoas a assistir. No final entregam uma factura, com valores entre os três e os quatro mil euros, para cobrança posterior, se os clientes ficarem satisfeitos.

Só que, quando os industriais experimentam as ferramentas apercebem-se de que nada do prometido é verdade e pretendem devolver as ferramentas e ser reembolsados esbarram numa recusa. Os empresários ainda argumentam perante os burlões que apenas aceitaram testar o material, mas são coagidos a pagar o valor das facturas entregues. E quando se negam a fazê-lo são ameaçados por telefone.

Com receio de retaliações as vítimas não têm apresentado queixas às autoridades, embora estas já tenham conhecimento informal do que se está a passar. Os autores das tentativas de burla e coacção estarão integrados num grupo mais alargado de indivíduos que tem deambulado pelo distrito.

Partilhar

Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 157 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal