Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/10/2010 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende 24 suspeitos de fraudar financiamentos em MG


A Polícia Federal (PF) prendeu 24 pessoas nesta terça-feira, em Minas Gerais, em uma operação para desarticular uma quadrilha especializada na obtenção fraudulenta de empréstimos bancários e financiamento para aquisição de veículos. Com o grupo foram apreendidos documentos, armas e computadores. Ao todo, 170 policiais federais participaram da ação.

Segundo o delegado da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio, Felipe Koch Baeta, a quadrilha se dedicava à pratica do crime de estelionato, "falsificando documentos, aplicando golpes de financiamento de veículos automotores e criando documentos com identidades falsas, abrindo contas em banco e prejudicando pessoas que tinham os nomes incluídos em cadastros de inadimplentes".

O delegado disse que a quadrilha realizava o golpe do carro Finan, ou Tumulto, em que os falsários apresentavam, no ato da compra nas concessionárias, documentos falsos. Depois dos veículos retirados, os golpistas não pagavam as prestações e revendiam, em muitos casos, os carros para outros Estados a preços mais baixos que os de mercado.

"Tem um núcleo da quadrilha que é constituido por falsificadores contumazes, alguns já respondem processos criminais na Justiça, um deles tem 22 processos em andamento. Eles se dedicavam a esses crimes de forma reiterada," afirmou.

Os detidos são, na maioria, funcionários de concessionárias de veículos de Belo Horizonte, Caeté e Contagem, na região metropolitana, e teriam participação nos golpes aplicados pela quadrilha. Os suspeitos facilitavam a aprovação de cadastros dos clientes falsos afim de obter fraudulentamente financiamentos de veículos.

Os suspeitos (uma parte da quadrilha) "chegavam nas revendedoras e para obter o financiamento de veículos eles tinham que adulterar os comprovantes de renda. Aí esses funcionários se dispunham a falsificar os documentos e conseguiam a aprovação dos créditos junto às instituições financeiras. Os funcionários têm metas e ganham comissão através da venda dos veículos, então eles tinham grande interesse em ter o cadastro dos clientes aprovados", disse o delegado.

"Numa segunda fase, vamos apurar a participação efetiva dos clientes nessas fraudes. A princípio está comprovado o conhecimento dos funcionários sobre as fraudes". O delegado afirmou ainda que a PF investiga a participação dos donos das concessionárias nos golpes.

Para agir os integrantes da quadrilha falsificavam os próprios documentos ou captavam pessoas que agiriam como laranjas. "Alguns deles têm mais de 10 CPFs cadastrados em seus nomes. Eles financiavam fraudulentamente os veículos e depois revendiam os veículos a preços menores no mercado".

"Na verdade, esses golpes elevam o valor dos juros praticados para todos os cidadãos no mercado . Além do que, esses veículos são recadastrados com nomes falsos, então muitas vezes elas (as pessoas que os dirigem) não respeitam as regras de trânsito. Acabam prejudicando a sociedade também porque não pagam tributos", afirmou.

Baeta disse que os presos vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, uso e falsificação de documento e estelionato. As penas variam de um 1 a 5 anos de prisão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 196 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal