Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/10/2010 - IDG Now! Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sites de redes sociais e de universidades estão virando alvo de phishers

Pesquisa da Cyveillance revela que os ataques se tornaram mais freqüentes, perdendo em volume só aos dirigidos às instituições financeiras.

Em uma época onde as pessoas são encorajadas a partilhar tudo, desde que eles tinham para o almoço no Twitter para fotos de seu fim de semana no Facebook, os criminosos virtuais estão aproveitando a abundância de informações ao seu alcance para criar ataques direcionado. Razão pela qual, crescem os ataques a sites de redes sociais e instituições de ensino, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 11/10, pela empresa de segurança Cyveillance.

O estudo “1H 2010 Cyber Intelligence Report” mostra um crescimento expressivo de phishing destinado a usuários de redes sociais e sites de universidades, que concentram grandes grupos de indivíduos normalmente mais dispostos a compartilhar informações e links de confiança online. Ambas perdem, em volume de ataques, apenas para sites de instituições financeiras (bancos e cooperativas de crédito).

Durante o primeiro semestre de 2010, a Cyveillance detectou um total de 126.644 ataques de phishing para uma média de mais de 21.000 ataques únicos por mês. O golpe mais comum é o envio de falsas mensagens de e-mail que se fazem passar por mensagens enviada por um remetente autêntico, com o objetivo de roubar informação pessoal ou de ter acesso a recursos computacionais utilizada mais tarde para fraudes e ataques online, roubo de identidade ou uso/acesso não autorizado a redes de computadores.

“É importante para os profissionais de segurança e as organizações estarem preparados para além da simples aplicação de medidas tradicionais de segurança, educarem continuamente os indivíduos sobre melhores práticas para, pro-ativamente, proteger suas empresas contra os ataques",aconselha Panos Anastassiadis, diretor de operações da Cyveillance.

O especialista orienta as universidades a cuidarem especificamente das credenciais do corpo docente e discente, incluindo informações de nome e senha. Os phishers utilizam essas informações para criar botnets - aplicações que permitem o acesso não autorizado e / ou controle sobre o computador de um usuário, a fim de facilitar atividades maliciosas, como spam ou negação de serviço (DoS).

Já a mídia social vem sendo utilizada mais como meio para distribuição de malware para iniciar ataques a instituições financeiras. Existem muitos tipos de malware, mas os mais comuns são os "bot" e Trojans, muito utilizados para roubar informações sensíveis.

Embora essas vias sejam usadas de maneiras diferentes, ambas são alvo de grandes grupos de indivíduos normalmente mais dispostos a compartilhar informações e links de confiança online.

A maioria das ameaças de malware na Internet continua a ser originada nos Estados Unidos. O país lidera em quase todas as categoria de malware estatisticamente significativa. Outros países, como China, Canadá e Reino Unido, não fornecem o mesmo volume de ameaças como os EUA, mas ainda representam grande perigo aos usuários da Internet.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 158 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal