Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/10/2010 - O Mirante Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Notas falsas colocam lojas do concelho de Vila Franca de Xira em alerta

Dois homens e duas mulheres, com idades entre os 19 e os 23 anos, foram detidos pela PSP, em Alverca, na posse de notas falsas. A Polícia recomenda aos comerciantes de Vila Franca de Xira a máxima atenção nas compras de baixo valor pagas com notas altas.

Os funcionários de vários estabelecimentos comerciais de grande dimensão do concelho de Vila Franca de Xira estão em alerta para eventuais tentativas de pagamento com notas falsas. O aviso surgiu da Polícia de Segurança Pública, na sequência da detenção, em Alverca do Ribatejo, no dia 3 de Outubro, de dois homens e duas mulheres, com idades entre os 19 e os 23 anos, que se dedicavam a realizar compras de pequeno valor que pagavam com recurso a notas falsas de cinquenta euros.

A O MIRANTE fonte daquela polícia revelou que nos últimos meses têm aumentado as queixas relacionadas com notas falsas no concelho e que estão a ser avisadas as maiores superfícies comerciais do concelho no sentido de terem “a máxima atenção” às compras de baixo valor pagas com notas de 50 e 100 euros. A força policial desconfia tratar-se de uma rede bem organizada, cujos cabecilhas ainda estarão a monte. Em comunicado a PSP garante que as investigações continuam.

O casal agora detido tinha em sua posse cinco notas falsas de cinquenta euros, todas com o mesmo número de série (V29057359320) e ainda 440 euros em dinheiro verdadeiro, que a força policial acredita ter sido dado como troco na compra de 3 DVD`s, um par de ténis e duas t-shirts adquiridas no “Pingo Doce” do Alverca Park. A detenção foi realizada pela Esquadra de Investigação Criminal.

“Efectuaram-se de imediato diligências que permitiram apurar que os suspeitos actuaram em diversos estabelecimentos comerciais, suspeitando-se deste tipo de acções no Vila Franca Centro, Complexo Comercial do Modelo em Vila Franca de Xira e em Alverca do Ribatejo”, informa a força policial.

Em todas as lojas o modo de actuação era semelhante, segundo a PSP. “Os suspeitos tinham como método a compra de material de valor irrisório, efectuando o pagamento com uma nota falsa de cinquenta euros, permitindo assim um lucro maior no respectivo troco”, refere. Os indivíduos foram entretanto constituídos arguidos e submetidos a termo de identidade e residência. A divisão policial de Vila Franca de Xira alerta os comerciantes e a população em geral para os perigos deste tipo de situações, aconselhando que, em caso de suspeita, se contacte a esquadra da PSP.

Como identificar uma nota falsa

A maioria das caixas de pagamento já possui pequenos aparelhos de ultravioleta que permitem detectar uma nota falsa. “Muitas vezes o funcionário é que se descuida, é chamado a conversar com o cliente e não faz a verificação. É a única maneira destas notas passarem nas caixas das grandes superfícies”, refere fonte da PSP a O MIRANTE.

Para o consumidor a tentativa de detectar uma nota falsa a olho nu pode ser traiçoeira. Segundo o Banco Central Europeu existem alguns passos que permitem fazê-lo com alguma segurança. Uma nota falsa destaca-se pela boa qualidade do seu papel, pela ausência de uma marca de água, um filete de segurança e um elemento holográfico. Os algarismos da nota não mudam de cor quando se oscila.

Numa nota real o papel é ligeiramente firme e sonoro com uma ligeira impressão em relevo que se sente com os dedos. As marcas impressas no canto superior de ambos os lados da nota completam-se perfeitamente e formam algarismos referentes ao seu valor. Os efeitos holográficos apresentam, numa banda laminada, a imagem alternada do valor e do símbolo do euro. As notas de 50, 100, 200 e 500 euros também apresentam um pórtico. Os algarismos da nota mudam de cor, passando de púrpura a verde azeitona ou castanho sempre que se inclina a nota.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 206 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal