Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/10/2010 - Diário de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Diminuíram fraudes em testes

Por: Céu Neves

SEF deteve dez pessoas com documentos falsos durante prova de português.

Dez imigrantes foram detidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no sábado quando faziam testes de português para aquisição da nacionalidade. Têm de comparecer hoje no tribunal pelo "uso de documento alheio e falsificação de documento". Detiveram este ano 16 pessoas quando realizavam a prova, menos 65 do que em 2009.

"Os resultados desta operação parecem confirmar o efeito dissuasor deste tipo de actuação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que, em articulação com o Ministério da Educação, tem acompanhado este tipo de testes, necessários para aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização e que se realizam trimestralmente", refere a força policial em comunicado.

Os testes são exigidos aos imigrantes que residem legalmente em Portugal há pelo menos seis anos e pretendem obter a nacionalidade portuguesa.

Sábado de manhã, o SEF fiscalizou 26 estabelecimentos de ensino, quatro dos quais nos Açores e na Madeira, dois em cada arquipélago. Identificaram 1156 cidadãos estrangeiros, detectando 11 situações de fraude, mas só dez pessoas foram constituídas arguidas.

A última operação de fiscalização foi em Março, tendo sido detidas 14 pessoas por "situações de fraude". Em 2009, o primeiro ano em que realizou este tipo de controlo, detiveram 81 pessoas, das quais 67 em Setembro e 14 em Dezembro.

Os testes de aferição da língua portuguesa são exigidos desde 2007, realizando-se uma média de quatro por ano. No primeiro ano, fizeram provas 12 826 imigrantes e 10 267 foram aprovados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 169 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal