Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/10/2010 - Diário de Natal Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Carteira de identidade vai mudar

Por: Paulo de Sousa

Novo documento, que terá chip e mais informações, chega ao RN em 2011

Com a expectativa de ser praticamente à prova de fraudes e reunir vários documentos em um só, a nova carteira de identidade deverá ser implementadas no Rio Grande do Norte a partir do 2º semestre de 2011. Segundo o coordenador de identificação do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) no RN, Clidenor Ferreira da Silva, o novo modelo será feito de material semelhante aos atuais cartões de crédito, inclusive com chip. Antes, porém, é preciso substituir o atual sistema de identificação de impressões digitais pelo biométrico. O governo federal pretende substituir todas as identificações no país pelo novo modelo até 2020.

Clidenor Ferreira diz que a nova carteira, além do registro de identificação, conterá os demais documentos, como CPF, habilitação de motorista, título de eleitor, PIS/PASEP, registro profissional, certidão de casamento ou registro civil e reservista do serviço militar. Como os cartões de crédito, serão de plástico e terão um chip. E elas farão ainda parte de um sistema de identificação de digitais unificado em todo o país. "Atualmente, se a pessoa está em outro estado, é preciso pedir ao órgão expedidor daquele documento para que seja verificado se ele é verdadeiro. Com o novo sistema, onde ela estiver, poderá ser facilmente identificada".

Para o coordenador, isso tornará o documento praticamente à prova de fraudes. "Não podemos dizer que o sistema é 100% livre de falsificação, mas reduzirá quase que completamente". Porém, antes de ser implementado no território potiguar, é necessário que seja criado o sistema de identificação biométrica, digitalizando o acervo de impressões digitais. Segundo Clidenor Ferreira, essa mudança somente poderá ser feita a partir do próximo ano, com a compra dos equipamentos e do programa de computador necessários.

Treinamentos

Clidenor Ferreira explica que o Ministério da Jutiça está realizando, durante este mês, em cada região, treinamentos com os coordenadores de identificação de cada órgão expedidor no país, para a implementação do novo modelo. A expectativa, segundo ele, é a de que 90 mil desses documentos sejam expedidos no Brasil até o final do ano. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado escolhido para receber as novas carteiras. "Ainda será definido que outro estado receberá esse sistema ainda este ano".

No próximo ano, segundo o coordenador de identificação do Itep, o governo Federal espera expedir 1,9 milhões dos novos documentos no próximo ano. "A partir de 2012, a intenção é de sejam feitos 12 milhões dessas identidades a cada ano e que esse processo de substituição seja concluído em 2020".

NOVAS INFORMAÇÕES

l CPF
l Título de eleitor
l Habilitação
l Registro civil/casamento
l Certificado de reservista (homens)
l Registro profissional

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal