Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/10/2010 - Portal Exame Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Facebook e Twitter são usados para fraudes com ações nos EUA

Por: Gustavo Kahil

Onze pessoas foram presas acusadas de forjar relatórios e comunicados de empresas para inflar o preço de algumas ações.

São Paulo - As redes sociais Facebook e Twitter foram utilizadas para empurrar ações para investidores em um esquema fraudulento conhecido como "pump and dump" - algo como "bombear e esvaziar" - no qual aliciadores tentar inflar o preço de papéis com baixa capitalização com comunicados falsos das empresas.

A fraude foi descoberta após uma investigação de tráfico de cocaína com estivadores no porto de Nova York e de Nova Jersey. De acordo com o procurador de Manhattan, 11 das 22 pessoas acusadas usaram mais de 15 sites, páginas do Facebook e mensagens do Twitter para incentivar os investidores a comprar ações que estavam sendo manipuladas.

Os acusados forjavam comunicados e relatórios de pesquisa independentes para convencer os compradores. Os códigos das ações e os nomes das empresas não foram divulgados. Os criminosos teriam lucrado cerca de 3 milhões de dólares, enquanto os acionistas teriam perdido 7 milhões de dólares com as operações. As informações são da Reuters.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 135 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal