Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/10/2010 - IPC Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Promotor é preso por alterar dados

Investigador da promotoria de Osaka teria alterado dados de inquérito sobre descontos.

Além de estarem envolvidos no conflito diplomático entre Japão e China nas últimas semanas, os promotores de justiça japoneses também frequentaram as manchetes dos jornais por um escândalo envolvendo falsificação de dados.

Tsunehiko Maeda, do Departamento de Investigações Especiais do Ministério Público do Distrito de Osaka, foi preso no dia 21 sob suspeita de ter alterado arquivos de computador apreendidos durante uma investigação.

O caso expôs a falta de preparo para apurar casos dentro da instituição e um possível abuso de poder contra investigados. Maeda era responsável pelo inquérito que apurava uma suposta fraude no uso de um sistema de descontos para o envio de correspondências a deficientes físicos.

Atsuko Muraki, teria providenciado certificados falsos para empresas de vendas por catálogo, lesando os correios. Ela foi julgada em maio e considerada inocente no início de setembro. O promotor foi preso porque acredita-se que teria alterado a data de atualização de um arquivo de computador ligado a Atsuko.

Desse modo, a sequência de acontecimentos defendida pela promotoria deixava de ter contradições. O arquivo, no entanto, não foi apresentado como prova. A alteração foi comunicada aos superiores de Maeda, que disse a ter feito por acidente. O superior direto afirma ter dito a seus chefes que a modificação havia ocorrido, mas que “não havia problemas”.

A direção da promotoria nega ter tomado conhecimento, mas o jornal Nihon Keizai apurou que eles não teriam acreditado que Maeda fosse capaz de ter feito a falsificação.

Investiga-se agora se não houve uma ação coordenada para esconder o caso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 169 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal