Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/10/2010 - Correio Braziliense Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MP investiga suposto esquema de fraude nos diplomas da Faculdade da Terra

Por: Saulo Araújo


A Faculdade da Terra de Brasília (FTB), no Recanto das Emas, é investigada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por suspeita de um esquema de confecção de diplomas falsos. Segundo a denúncia, feita pelo Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinproep), mais de 600 certificados podem ter sido entregues a alunos que não frequentavam a faculdade.

Os professores da faculdade José Caitano Neto e Leonardo Pujatti, com apoio do diretor administrativo Antônio Veras de Sousa e da secretária acadêmica, identificada apenas como Ivone, seriam os autores da suposta fraude. O próprio diretor teria conseguido o certificado do curso de pedagogia sem nunca ter frequantado as aulas.

Segundo um ex-funcionário, Veras ajudaria no processo de emissão dos diplomas. Ele contou também que toda semana chegavam pelo menos 100 certificados para serem assinados pela direção. "Achava muito estranho essa demanda toda", afirmou o servidor, que preferiu não se identificar.

Segundo a denúncia, os certificados eram emitidos baseados em históricos curriculares falsos, feitos pela própria instituição. Em seguida eram remetidos à Universidade de Brasília (UnB) para que fossem validados. Muitos erros eram encontrados nos documentos, como, por exemplo, uma mulher formada em História, tinha, na grade, matérias relacionadas à Biologia, como Genética, Bioquímica e Zoologia dos Invertebrados.

Denúncia

Segundo o presidente do Sinproep, Rodrigo de Paula, a denúncia foi formalizada na Polícia Federal. "Pedindo que o Ministério Público e a Polícia Federal investiguem esses fatos que chegaram ao nosso conhecimento", disse. Os funcionários da faculdade negaram o suposto golpe.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 414 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal