Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/10/2010 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpes on-line invadem jogo de RPG World of Warcraft


Fanáticos por RPG devem ficar atentos às ameaças virtuais que vêm se espalhando pelo WoW (World of Warcraft). Com mais de 11,5 milhões de assinantes, o jogo desenvolvido pela Blizzard Entertainment tornou-se um dos mais populares do mundo e, consequentemente, alvo de criminosos. Diante disso, a Trend Micro, empresa especializada em segurança virtual, fez uma pesquisa para descobrir algumas das fraudes que mais acometem o game.

A mais comum é uma mensagem que chega pelo sistema de chat do WoW para oferecer presentes virtuais ao jogador, como animais de estimação, montarias e veículos que fazem parte do jogo. Para adquirir esses prêmios, o usuário deve se registrar em um website incluso na mensagem, que na verdade é um site de phishing ("pescaria" em inglês, site feito para capturar dados pessoais), criado para roubar da vítima suas credenciais no Battle.net; domínio de jogos online da Blizzard.

Outra nova abordagem observada é a utilização do sistema postal do WoW. Neste truque, URLs de phishing são enviadas pelo correio do game e aparecem nas caixas de entrada dos jogadores. A mensagem combina vários elementos de outros lançamentos da Blizzard, como Starcraft 2, e a próxima expansão do WoW, o Cataclysm. Para aumentar ainda mais a credibilidade, a URL maliciosa contém as palavras worldofwarcraft e uma abreviação de Cataclysm.

MANIPULAÇÃO

Criminosos que atuam no WoW também se utilizam de uma tática que consiste em se passar por uma autoridade. Simulam ser funcionários da Blizzard, e ameaçam suspender as contas dos jogadores caso estes não se registrem em um website incluso numa mensagem do chat. Como o link direciona a um site muito parecido com o original, o usuário pode ser levado a crer que esta URL tenha relação com o WoW Armory, um site oficial com informações sobre personagens e itens do jogo. Porém, da mesma maneira que o ataque mencionado anteriormente, o jogador é conduzido a um site de phishing.

Para proteger seus clientes, a Blizzard intensificou sua campanha informativa na página sobre segurança do Battle.net. Além disso, a empresa fornece maneiras bastante acessíveis dentro do jogo para denunciar usuários que abusam dos sistemas de chat e de correio.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 142 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal