Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/09/2010 - Veja Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso convite para a rede LinkedIn carrega vírus

Mensagem imita o convite oficial enviado pela rede.

Uma nova ameaça eletrônica circula pela internet disfarçada de convite para a rede social LinkedIn, que conecta pessoas a partir de suas relações profissionais. Ao clicar no link contido na mensagem, o usuário infecta o computador com um vírus responsável por roubar dados pessoais e bancários. O ataque tem como foco máquinas que operam com as versões XP, Vista e 7 do sistema operacional Windows.

O e-mail imita o modelo do convite original do LinkedIn, enviado toda vez que um usuário da rede deseja fazer contatos com outras pessoas cadastradas. Ao ser acessado pelo usuário, o conteúdo malicioso provoca a abertura de uma nova página no navegador: segundos depois, o usuário é redirecionado para o site do Google.

Para identificar - e evitar - a ameaça, recomenda-se prestar atenção ao e-mail do remetente da mensagem, além de checar com atençao os endereços dos links que constam do texto antes de clicar neles. Em caso de dúvida, descarte a mensagem e acesse a rede social para verificar se o pedido de amizade de fato é real. Usuários que abriram a mensagem contendo o falso convite devem utilizar um antivírus antes de acessar sites e serviços que peçam dados sensíveis, como números de cartões de crédito e senhas bancárias.

Se o ataque for bem-sucedido, a cada vez que o usuário digitar informações em um formulário na web, incluindo senhas, o vírus irá encaminhá-las para um servidor fora do país. Lá, os dados são catalogados e utilizados em fraudes digitais. De acordo com a empresa especializada em segurança Cisco Systems, a ameaça é capaz de analisar os programas que estão em execução para descobrir vulnerabilidades que podem ser exploradas em futuros ataques.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 155 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal