Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/09/2010 - Jornal de Uberaba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cartório Eleitoral alerta para e-mail falso

Por: Maria das Graças Salvador


Eleitores estão recebendo e-mail supostamente enviado pelo Tribunal Superior Eleitoral, avisando sobre cancelamento de CPF e de título de eleitor, com direito inclusive a número de protocolo.
"Consta em nosso sistema, que o CPF cadastrado por este e-mail possui pendências em nossos sistemas (TSE), nas quais não foram regularizadas em suas respectivas datas de vencimento. Pedimos a vossa atenção a este comunicado, pois medidas legais serão adotadas, tais como o cancelamento do título eleitoral, bem como o cadastro de pessoa física. Caso não seja regularizada a situação de seu título eleitoral, você pode ser multado e até detido para posteriores explicações. Visualize seu título e a tenha mais esclarecimentos da situação", diz a mensagem, assinada, supostamente, pelo TSE.
Segundo a auxiliar eleitoral, Maria Célia Cardoso, da Zona Eleitoral 277, a orientação é para que eleitor desconsidere o aviso. "O TSE não manda e-mail para ninguém. Orientamos as pessoas a não abrir este tipo de mensagem, porque ela contém vírus", diz, lembrando que os cartórios eleitorais estão recebendo muitas queixas a respeito dos falsos e-mail.
A partir deste ano, o eleitor terá de apresentar um documento de identificação com foto além do título para votar. Por isso a data para reimprimir o documento foi prorrogada para a próxima quinta-feira, dia 30. Segundo a auxiliar eleitoral, os cartórios, em plantão, tiveram baixo movimento. Com o plantão, os cartórios estão atendendo neste fim de semana das 10h às 19h. Nesta semana o atendimento será de 12h às 18h, exceto na quarta-feira, cujo horário é das 10h às 16h. No dia 30 o expediente será de 10 às 19h.

Inconstitucional - Vale destacar que o diretório nacional do PT enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando a exigência do eleitor ter que apresentar para votar um documento com foto, além do título. Para o PT, a necessidade de mostrar dois documentos representa um "cerceamento legal do direito político do cidadão" e uma "burocracia desnecessária". O PT teme uma alta abstenção no dia da votação e espera que o STF conceda pelo menos uma liminar até antes das eleições para evitar essa obrigatoriedade. Para o PT, ainda de acordo com a ação protocolada no STF, o importante é garantir um processo seguro de identificação, mas não impor ao eleitor o ônus de fazer dupla prova da sua condição civil e eleitoral.
No próximo dia 3 de outubro, daqui a sete dias, 135.804.433 brasileiros vão às urnas para escolher o novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O estado de São Paulo é o maior em número de votantes: são 30.301.398. O segundo é Minas Gerias com 14.522.090, destes, 209.423 são de Uberaba. O terceiro estado é o Rio de Janeiro, com 11.589.763 aptos a votar. O menor estado em número de eleitores é Roraima, onde há 271.890 votantes. Fora do país, 200.392 brasileiros se cadastraram para votar para presidente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 149 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal