Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/09/2010 - Jornal da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Procon confirma que uberabenses são vítimas de golpes na internet


Na quarta-feira (23), a Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, a Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram em conjunto a operação Salamandra, que desmanchou um esquema de golpes pela internet. Dados da promotoria mostram que mais de 1.000 consumidores em todo o Brasil foram lesados. De janeiro de 2008 a setembro deste ano, o Procon de Uberaba registrou 15 reclamações contra uma das empresas virtuais que faziam parte do esquema.

Os sites vendiam produtos eletrônicos com preços abaixo do praticado no mercado, porém a encomenda nunca era entregue ao comprador. Sete mandados de busca e apreensão foram realizados por oficiais e policiais em Uberlândia, Araguari e Brasília (DF). De acordo com a policia, os suspeitos podem responder criminalmente por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Contas bancárias e bens dos suspeitos foram bloqueados pela Justiça.

Segundo Elizabeth Beatriz Gonçalves de Freitas, chefe de seção de atendimento do Procon, das 15 reclamações, três originaram processos administrativos. “Tentamos contato com a empresa. Como não fomos atendidos, abrimos um processo administrativo e fizemos a notificação”, afirma.

Alerta. De acordo com o Procon, nas compras pela internet, quando o fornecedor estiver estabelecido no Brasil, a aplicação do Código de Defesa do Consumidor é obrigatória, já os fornecedores do exterior não são obrigados a seguir a lei brasileira. Segundo o Procon, é importante identificar o endereço físico da empresa e dados cadastrais, como CNPJ e exigir a nota fiscal, esses cuidados simples facilitam a vida de quem compra pela internet.

Os endereços eletrônicos envolvidos nos golpes são compradachina.com.br, comprasdachina.com.br, mercadodchina.com.br e celulareschina.com.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 240 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal