Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/09/2010 - Correio de Uberlândia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

6 são presos por esquema de estelionato na web

Por: Gislene Tiago

3 foram presos em Uberlândia, todos da mesma família; 2 em Araguari e outro em Brasília; 2 estão foragidos.

Seis pessoas foram presas hoje (22) durante uma operação conjunta do Ministério Público Estadual com as polícias Civil e Militar que pôs fim a um esquema de estelionato pela internet. A quadrilha utilizava páginas virtuais para vender produtos eletrônicos com desconto para compras por boleto bancário.

Os produtos, no entanto, jamais chegavam aos clientes. Até agora, as investigações já identificaram mil pessoas lesadas pela quadrilha em todo o país. Ainda não há estimativa do valor do golpe que, segundo as investigações, vem sendo aplicado desde 2008.

Investigadores da Polícia Civil (PC), oficiais da Polícia Militar (PM) e do Ministério Público Estadual cumpriram sete mandados de busca e apreensão e de prisão temporária simultaneamente em Uberlândia, Araguari, a 30 quilômetros de Uberlândia, e Brasília (DF). Em Uberlândia, um dos locais visitados foi uma loja de informática no centro da cidade. O estabelecimento serviria para lavagem do dinheiro do estelionato.

Em Uberlândia, três pessoas foram presas, todas da mesma família. Um deles é suspeito de comandar a organização criminosa. Outras duas pessoas suspeitas de participação no esquema foram presas em Araguari e outra em Brasília. Essa última, segundo o Ministério Público Estadual, possivelmente seria um dos “laranjas” do esquema. Duas pessoas estão foragidas.

“Em todos os endereços visitados foram apreendidos extratos bancários entre outras provas materiais que ligam os envolvidos investigados aos golpes praticados virtualmente”, disse o delegado Pedro Paulo Marquez, da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos.

Ainda de acordo com o delegado, além de estelionato, os suspeitos podem responder criminalmente por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Contas bancárias e bens dos suspeitos foram bloqueados pela Justiça.

Os endereços eletrônicos levantados pelas investigações e que estariam envolvidos nos golpes são: compradachina.com.br, comprasdachina.com.br, mercadodachina.com.br e celulareschina.com.

Investigações

As investigações começaram em março deste ano depois que um cliente lesado denunciou a página eletrônica Compras da China. “Até então, imaginávamos que se tratava de um problema de relação de consumo, mas quando cruzamos dados com um site parceiro, o Reclame Aqui, constatamos que havia 878 vítimas daquele determinado site em todo o país”, disse a promotora de Justiça Vanessa Fusco Nogueira Simões, coordenadora da Promotoria de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público Estadual.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 441 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal