Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/09/2010 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sabesp aponta mais de 12 mil fraudes na rede de água de SP


Levantamento da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) aponta que o volume de água desviado pelos "gatos" no primeiro semestre deste ano foi de quase 2,5 bilhões de litros, o suficiente para abastecer por um mês uma cidade de 543 mil habitantes. A violação do hidrômetro é a fraude mais comum, sendo que das mais de 12 mil irregularidades fiscalizadas na região metropolitana, 6.892 (55%) são desse tipo.

Segundo informações da Companhia, uma equipe, chamada de "caça-fraudes", está trabalhando para coibir os crimes. Em 2009, 122.482 vistorias haviam sido feitas, com 17.296 irregularidades encontradas. Até julho, 107.694 fiscalizações foram realizadas. Os problemas encontrados variam deste simples intervenções nos hidrômetros a ligações subterrâneas em que tubulações são conectadas diretamente à rede de abastecimento, dificultando a sua identificação por parte da empresa.

Das 12.388 fraudes detectadas, 83% (9.982 casos) localizavam-se em imóveis residenciais e 7% (875), em comerciais. O restante dos casos (1.151) foi constatado em indústrias e empresas. Segundo a companhia, as fraudes comprometem a qualidade do serviço. As ligações clandestinas podem provocar vazamentos, perda de pressão na rede e consequente falta de água, além de danificar a estrutura dos imóveis.

O consumidor flagrado deve pagar o correspondente à média de consumo pelo período de irregularidade apurado. A dívida poderá ser parcelada de acordo com avaliação feita pela Sabesp. Em casos de reincidência, a empresa poderá abrir um Boletim de Ocorrência (BO) contra o fraudador.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 142 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal