Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/09/2010 - Rádio Progresso Ijuí Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Alerta - Sites podem usar

Por: Jose Bonamigo


Você sabe é que é um Fake???? Fake (falso em inglês) é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na internet para ocultar a identidade real de um usuário. Sites estão usando deliberadamente este sistema para tentar impor ideologias, formar opiniões, tentar derrubar políticos e até para conseguir contratos de publicidade.

Os sites que publicam opiniões de internautas, sobre matérias contidas em seu portal, não estão tendo o cuidado de exigir identificação de seus usuários. Uma pessoa, por exemplo, pode escrever 50, 100 opiniões utilizando nomes inventados ou inclusive de outras pessoas, usando e-mails falsos. Chega-se ao cúmulo de o próprio cronista escrever para ele mesmo usando esta técnica, com elogios rasgados, batendo palmas para aquilo que ele mesmo escreveu. Verdadeiros absurdos. Esquecem que a pessoa que tem o hábito de ler percebe as entrelinhas.

Sites com segundas intenções divulgam uma informação e depois, conforme a linha ideológica e editorial dos proprietários, ficam eles mesmos criando nomes fictícios para impressionar os leitores, opinando contrária ou favoravelmente. Em determinados assuntos em algumas cidades, acabam criando deliberadamente celeuma e com base nas opiniões de internautas-fantasmas (fakes) e podem até chantagear vereadores, secretários, prefeitos, personalidades.

Vemos exemplos de sites no país, que publicam irresponsavelmente qualquer tipo de opinião que varia do tom jocoso ao extremo mau gosto. Nas Diversas áreas, do esporte à política, em nome de uma suposta democracia e do direito de opinar, publicam verdadeiras ofensas pessoais a diversas personalidades.

A internet deve ser tratada com responsabilidade. Uma das providências que deveria ser adotada por SITES sérios, é exigir o número do CPF para comprovar que a pessoa existe. Ter um controle com cadastro e regramento, onde o usuário que deseja opinar, saiba das conseqüências e arque com seus atos. Aliás, quem opina com verdadeira identificação sabe das responsabilidades.

Basta de

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 156 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal