Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/09/2010 - R7 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude em importações causa prejuízo de R$ 100 mi

Quadrilha trazia de notebooks a peças de avião irregulares para três Estados.

A Receita Federal desmontou um esquema de importação irregular que trazia equipamentos eletrônicos e de informática ao país e causou um prejuízo estimado em R$ 100 milhões aos cofres públicos. Ao menos 29 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira (10).

A quadrilha trazia os equipamentos para São Paulo (SP), Salvador (BA) e Vitória (ES) emitindo notas fiscais falsas ou subfaturadas – com valores menores do que o custo dos produtos trazidos. O objetivo era sonegar o pagamento de impostos ao fisco.

Entre as mercadorias estavam de equipamentos áudios-visuais, notebooks, máquinas fotográficas e smartphones até peças de aeronaves e rolamentos.

Segundo a Receita, estão envolvidos empresários brasileiros que possuíam empresas em Miami (Estados Unidos).

Além de negociar diretamente com consumidores no Brasil, os suspeitos também utilizavam notas de serviços de empresas fantasmas para “emprestar aparência de legalidade às operações”.

A Receita alega que os danos foram causados não só aos cofres públicos, mas também à indústria nacional, pois como essas empresas recolhem menos tributos, oferecem o preço final inferior aos praticados no mercado interno, causando inclusive desemprego em diversos setores.

A Operação Cone, iniciada nesta sexta, contou com a participação de 178 pessoas, entre servidores da Receita e policiais federais. Esta operação é uma continuação da Operação Conexão Miami, realizada em 2006, na Bahia, que também tinha como objetivo fechar o cerco a um esquema de importação ilegal.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 224 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal