Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/09/2010 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Justiça acata denúncia contra 7 por fraude em desapropriações para obra em Viracopos


O juiz federal Leonardo Pessorrusso de Queiroz, da 1ª Vara Federal Criminal de Campinas (93 km de São Paulo), aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra sete pessoas suspeitas de fraudar processos de desapropriação de áreas destinadas à ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. A denúncia (acusação formal) tinha sido feita na última sexta-feira (3).

De acordo com investigações da Polícia Federal, a fraude consistia na obtenção dos dados e da documentação dos proprietários dos imóveis a serem desapropriados. De posse dos documentos, pessoas que se passavam pelos reais proprietários outorgavam falsas procurações em cartórios do interior do Estado de São Paulo e do Paraná a membros da quadrilha.

Em alguns casos, os supostos proprietários dos imóveis já haviam falecido há mais de vinte anos, sendo impossível que houvessem outorgado as procurações, afirma a denúncia.

Com as falsas procurações, os investigados se apresentavam como representantes dos proprietários dos lotes e negociavam valores das desapropriações com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e com a Prefeitura de Campinas.

No mês passado, a Polícia Federal chegou a fazer uma operação -batizada "Sentença Final"- para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra os suspeitos. Na ocasião, a PF afirmou que a fraude pode ultrapassar R$ 1 milhão de prejuízo.

Segundo a Justiça Federal, os acusados têm o prazo de dez dias, a partir da intimação, para responderem à acusação, por escrito, "alegando tudo o que interesse a sua defesa, oferecendo documentos e justificações, especificando as provas que pretendem produzir e arrolando testemunhas".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 165 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal