Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/09/2010 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Entidade ligada à Iurd é denunciada por suposta fraude

Por: Solange Spigliatti


A entidade Associação Beneficente Cristã (ABC), fundada em 1994 e ligada à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por participar de supostas fraudes em licitações para compra de ambulâncias.

Segundo o MPF, quatro convênios para a compra de sete unidades móveis de saúde para a entidade tiveram origem em emendas ao orçamento da União apresentadas por quatro ex-deputados federais da bancada evangélica.

As informações repassadas ao Ministério da Saúde eram falsas e direcionaram as compras para empresas ligadas à denominada "Máfia dos Sanguessugas", segundo o MPF. Dez pessoas ligadas à associação foram acusadas de envolvimento no esquema.

Segundo a denúncia do MPF, distribuída à 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, somente nesses quatro convênios, celebrados entre 2002 e 2005, o suposto esquema criminoso teria causado prejuízos aos cofres públicos que, em valores atuais, superam R$ 2,1 milhões.

A Operação Sanguessuga, realizada pela Polícia Federal (PF) em Mato Grosso, apurou um esquema de fraudes a licitações no Ministério da Saúde, liderado pelos sócios da empresa Planam, sediada naquele Estado, com desvio de recursos públicos para pagamentos a parlamentares que propusessem emendas orçamentárias para a compra de ambulâncias para prefeituras ou organizações sociais.

As licitações para as compras dos veículos eram todas acertadas com empresas ligadas ao esquema e as propostas de convênio feitas em conluio entre os principais responsáveis pela empresa Planam e a prefeitura ou entidade social beneficiada. As ambulâncias não eram entregues com os equipamentos médicos ou odontológicos necessários.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 150 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal