Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/09/2010 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

BES substitui "200 ou 300" cartões de crédito por precaução


O Banco Espírito Santo (BES) teve necessidade de substituir, "por precaução", "duas ou três centenas" de cartões de crédito em relação aos quais o sistema de prevenção detectou uma tentativa de interferência. Existem 19 milhões de cartões em Portugal.

Uma nota interna dirigida aos funcionários do banco chegou a gerar alarmismo por dar a indicação de "substituição massiva" de cartões, quando, segundo fonte oficial do banco, o que se pretendia era a "substituição simultânea" de determinadas unidades.

Os clientes visados receberam os cartões de substituição, "como é normal neste tipo de situação", referiu a mesma fonte bancária.

Trata-se, aliás, de um procedimento comum a todos os bancos.
Segundo fonte oficial da SIBS, empresa que colabora com os bancos, nomeadamente, na monitorização da rede de cartões e de pagamentos electrónicos, "se tivesse havido necessidade de bloquear milhares de cartões, teria sido emitido um alerta público - como em 2006 -, o que não aconteceu agora".

A SIBS explica que tem uma empresa, a Paywatch, que trabalha com os bancos e com a Unicre para fazer a prevenção e detecção de fraudes nos sistemas de pagamento electrónicos e nos cartões. "Sempre que há uma tentativa de interferência, a equipa avisa os bancos e estes agem na defesa do cliente", bloqueando e substituindo os cartões sob ameaça, para prevenir eventuais perdas, explicou a fonte.

Sempre que são detectadas essas tentativas de fraude, a SIBS faz uma participação às autoridades policiais, normalmente a Polícia Judiciária, para que se detecte a origem do problema. A SIBS salientou, ainda, que "a fraude com cartões em Portugal está cinco vezes abaixo da média da Europa. Alemanha e Inglaterra estão sete vezes acima do nosso país". (T.C.)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 273 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal