Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/09/2010 - Expresso / Lusa Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Clientes do Montepio alvo de tentativa de fraude eletrónica

Os clientes do banco estão a ser vítimas de uma tentativa de fraude eletrónica, com vista a adquirir informações confidenciais.

Os clientes do Montepio estão a ser vítimas de uma tentativa de 'phishing" (fraude eletrónica que tem como objetivo adquirir informações confidenciais), confirmou hoje à agência Lusa fonte oficial do banco mutualista.

"O Montepio tem conhecimento da situação e está a acompanhá-la desde que a mesma lhe foi reportada, tendo desenvolvido esforços para a minimização do impacto que ações destes tipo possam originar", disse fonte oficial do banco.

"Este 'email' configura-se como uma ação de 'phishing' tendo por objetivo captar informação privada de eventuais clientes Montepio que tenham sido recetores do e-mail na sua caixa de correio electrónico", acrescentou.

Segundo a mesma fonte, "a selecção do botão existente no 'email' fraudulento iria despoletar a instalação de um 'malware' no computador do leitor do 'email', 'malware' esse que teria por objetivo captar dados privados do utilizador".

De acordo com o Montepio, "as instituições bancárias nunca solicitam a introdução de todos os elementos de segurança dos utilizadores na utilização dos seus serviços, nem comunicam eventuais alterações de segurança por 'email'".

Montepio alerta clientes

Assim, "imediatamente após a tomada de conhecimento da difusão do 'email', o Montepio reforçou a comunicação com os seus clientes, alertando para a situação em curso", tendo já reportado a situação às autoridades competentes.

A fonte oficial do banco sublinhou à Lusa que "a segurança dos clientes depende, em grande medida, da sua consciencialização para o recurso a boas práticas na utilização da Internet, pelo que o Montepio continuará a comunicar essas boas práticas aos seus clientes, ao mesmo tempo que refina políticas de deteção e prevenção de fraudes".

O Montepio refere assim que os clientes do banco, "tal como qualquer outro cliente bancário utilizador de serviços de online banking, deverão seguir as instruções de segurança indicadas pelas instituições financeiras".

O Montepio disponibiliza informação de segurança nas suas páginas de internet em http://www.montepio.pt/ePortal/v10/PT/jsp/online/MGMulticanalSeguranca.jsp.

Entre as várias recomendações dadas aos utilizadores dos serviços bancários pela Internet, o Montepio destacou que no acesso a sessões de 'Online Banking' o cliente poderá verificar o estabelecimento de uma sessão segura através de um endereço URL iniciado por https:// ou pelo aparecimento da imagem de um cadeado no canto inferior direito da janela do browser.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 172 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal