Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/09/2010 - Agência Financeira Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Phishing: 1.400 casos, bancos não assumem responsabilidade

Por: PJ admite que é muito difícil descobrir origem do ataque e p

PJ admite que é muito difícil descobrir origem do ataque e punir responsáveis.

Os clientes do Montepio têm sido vítimas de tentativas de burla informática. Mas este é apenas um caso entre muitos. O phishing é um tipo de fraude electrónica que permite a apropriação dos códigos de acesso às contas e a Polícia Judiciária tem 1.400 casos em investigação.

A PJ alerta para a dificuldade de incriminar os responsáveis e recomenda a utilização de bons antivírus.

Visto pelas autoridades como o «crime perfeito», depois de executado, torna-se muito difícil descobrir quem foi o responsável pelo ataque.

Muitos clientes do homebanking são encorajados a fazer uma actualização do código de acesso recebem um e-mail, que os leva a descarregar um ficheiro. Não é mais do que um vírus que se apropria de todos os dados.

A polícia judiciária diz que este crime está muitas vezes ligado às comunidades emigrantes e que o dinheiro raramente vai para contas em Portugal.

Como o montepio são vários os bancos que têm grandes avisos nas suas páginas da internet a alertar os utilizadores para este perigo e é por essa razão que afastam agora responsabilidades. O melhor é ter mesmo um bom antivírus, não utilizar códigos de acesso que sejam óbvios e nunca ceder os dados do cartão matriz.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 184 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal