Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/08/2010 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

México terá novas medidas contra lavagem de dinheiro


O presidente do México, Felipe Calderón, anunciou hoje um pacote de medidas com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo e, assim, prejudicar as finanças do crime organizado.

O Congresso, onde o opositor Partido Revolucionário Institucional (PRI) tem maioria, terá de aprovar modificações em algumas leis para que as medidas sejam colocadas em prática, razão pela qual o presidente pediu apoio para as reformas.

"Hoje, mais do que nunca, é inadiável tomar medidas e contar com instrumentos que permitam atingir os criminosos onde são mais vulneráveis, em suas finanças", disse. "É um momento chave, de cerrar fileiras e entender que os inimigos são os criminosos", acrescentou.

Estima-se que a cada ano cerca de US$ 10 bilhões em dinheiro ligado ao tráfico de drogas circulem pelo México, o que permite que os cartéis corrompam funcionários, adquiram armas e atuem na ilegalidade.

As medidas anunciadas por Calderón incluem a proibição de compra com dinheiro vivo de imóveis, carros, aviões, embarcações e joias com valor superior a US$ 100 mil, além da obrigação das casas de apostas, de câmbio, instituições de crédito, empresários e encarregados do transporte de valores e blindagens de relatarem a ocorrência de transações suspeitas.

Outro objetivo do governo é melhorar os serviços de inteligência e a coordenação e comunicação com organismos internacionais. O presidente disse que haverá contato direto entre as alfândegas de todo o país com as autoridades federais e serão fortalecidos os mecanismos para detectar o traslado de dinheiro vivo em portos e nas rodovias.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 184 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal