Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/05/2007 - O Globo Online / Diário de SP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Gringo falso aplica golpes na Paulista

Por: Tiago Dantas


SÃO PAULO - O golpe é aplicado há pelo menos dois anos nas ruas próximas à Avenida Paulista e fez, no mínimo, 40 vítimas. Um homem alto e magro se aproxima falando um inglês perfeito, contando que foi roubado por dois moleques de rua e ficou sem dinheiro para voltar à sua casa, no Brooklin. Este é Mike Austin. Muito simpático, convence a vítima a lhe dar quantias que chegam a R$ 50 com a promessa de que devolverá tudo no dia seguinte. Mentira.

Mike aborda as vítimas sempre da mesma forma: “Do you speak english?” (Você fala inglês?). Diz que chegou há pouco dos Estados Unidos, que dá aulas na Graded School e que não fala português. A direção do colégio do Morumbi, zona oeste, informou que nunca teve um funcionário com esse nome.

- Ou ele é gringo ou morou muito tempo lá fora - opina Gabriela Viacava, de 30 anos, professora de literatura inglesa, abordada por Mike em um domingo de março, quando saía do cinema na Rua Augusta.

- Eu não tinha dinheiro. Ele indicou um caixa eletrônico perto e, para sorte dele, só saíam notas de R$ 50 - afirma.

A professora percebeu que caíra no golpe quando o e-mail que mandou para o endereço informado por Mike não existia.

- Ele disse que era só mandar o número da conta para ter o dinheiro de volta - diz.

Gabriela é uma das 40 pessoas da comunidade “Mike Austin - eu caí”, no site de relacionamentos Orkut.

Já o taxista Sérgio Hidalgo Ortega, de 59, que fica no ponto da Rua dos Franceses, não precisou esperar até o dia seguinte para descobrir que Mike é um golpista. No fim do ano passado, um médico pediu para levar o gringo até a casa dele, na Avenida Portugal, esquina com a Rua Nebraska (este é o endereço que dá às vítimas).

- E você fala português? Andamos uns dois minutos. Ele virou pra mim e falou: ‘Me deixa aqui mesmo’. Aí eu perguntei: ‘E você fala português, seu 171?’ Toquei ele pra fora do meu carro - afirma.

Antes de sair, Mike sugeriu que Ortega dividisse o dinheiro da viagem.

- Ele falou que era aidético e que não conseguia arrumar emprego - conta.

O advogado Rafael Sanches, de 23, encontrou-se com Mike duas vezes. Na segunda, ameaçou-o. Falei:

- Você quer me roubar de novo ou quer levar uma porrada na cara? Ele fingiu que não entendeu e foi embora - diz.

Segundo a polícia, nenhuma ocorrência que cite o nome do estelionatário como indiciado ou averiguado foi registrada no estado. A Delegacia de Estelionatos do Deic (departamento que investiga o crime organizado) também desconhecia o golpe.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 1098 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: Anonimo - 21/06/2013 12:36

trata-se de COLLINS OBINNA JAMES, tenho mais informações, vamos nos unir, acredito q ele pode ser pego em breve, já abusou demais..



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal