Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/05/2007 - Jornal da Cidade de Bauru Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Declaração de IR continua alvo de golpe


Ainda na “onda” da prestação de contas com o Leão, golpistas aproveitam a rede mundial de computadores na tentativa de aplicar golpes contra internautas. Diante do problema, a Receita Federal (RF) reforça o alerta para que os contribuintes não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão.

A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome, garante a advertência. A mesma informação foi prestada por uma funcionária da Delegacia da RF (DRF) de Bauru a um usuário, que pediu para ter o nome preservado.

“Quando recebi (a mensagem para detalhar o imposto de renda), procurei a pessoa que faz minha declaração. Ele me orientou a não ir atrás (das orientações que constam no e-mail). Depois, a recepcionista (da DRF) me mostrou o site (da RF) e disse que várias pessoas os procuram (por conta do mesmo problema)”, comenta.
Apesar da incidência de e-mails, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e a Delegacia da Polícia Federal (DPF) não registraram casos de contribuintes lesados.

“Todo mundo que utiliza a Internet tem que tomar algumas precauções. Em primeiro lugar, verificar se o site é oficial, checar se está tudo certo, se teve alguma mudança na página. Na dúvida, deve ligar para o órgão para perguntar o que está acontecendo”, esclarece a delegada da DPF de Bauru, Ana Carolina de Freitas Gholmie.

Boletim de ocorrência

De acordo com ela, caso alguém seja prejudicado, deve lavrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Configuraria estelionato entre particulares. É um particular que está tentando dar um golpe em outro particular, através da Internet”, explica.

Conforme o próprio site da RF informa, quadrilhas especializadas em crimes pela Internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes. Cada dia mais criativas, estas mensagens invocam “urgência” e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas.

Elas também usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, que o CPF está cancelado ou pendente de regularização; afirmando que a declaração de IR possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora; comunicando erros na restituição do IR ou citando valores residuais a serem recebidos.

Repasse de dados

Os e-mails falsos enviados em nome da Receita Federal estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalar programas nos computadores, que acabam por repassar aos fraudadores dados pessoais e fiscais.

Para evitar um eventual estelionato, o site da RF recomenda aos internautas a não abrir arquivos anexados. Normalmente, são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.

O contribuinte também não deve acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RF. Por precaução, deve também excluir imediatamente a mensagem.

No caso de dúvida, os internautas podem acessar a página na Internet (www.re ceita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (0300-789-0300).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 442 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal