Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/08/2010 - cidadeverde.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ônibus da capital terão sistema contra fraude e serão rastreados

Por: Liana Paiva

Programa pretende combater o uso inadequado de carteiras de estudante e pode bloquear cartão usado indevidamente.

Até o final deste ano toda a frota de ônibus coletivo de Teresina contará com um sistema de controle de fraudes de benefícios. O programa pretende combater o uso inadequado de carteiras de estudante e gratuidade. Um teste realizado com o equipamento revelou que 14% dos usuários do transporte coletivo de Teresina entregam seus cartões a terceiros.

O equipamento, instalado dentro de cada veículo, é capaz de detectar através de fotografias o uso inadequado dos benefícios. “Ao fazer o cadastro para o passe estudantil ou passe livre registramos os dados do usuário e tiramos foto. Se uma pessoa passar na catraca com o cartão de terceiro registramos a passagem e comparamos com a imagem presente no cadastro”, explica o diretor administrativo do Setut, Luís Mauro Cordeiro.

A comprovação da fraude acarreta em penalidades para o passageiro que possui o benefício podendo chegar até ao bloqueio do cartão pelo período de um ano. A implantação do novo sistema inicia no final deste mês e deve ser concluída em três meses.

Rastreamento

Outra novidade para o transporte coletivo de Teresina é o rastreamento dos veículos via GPS. Problemas com congestionamento, desvio de frota, acidentes de trânsito, falhas mecânicas ou até mesmo execesso de velocidade poderão ser resolvidos com maior agilidade.

“Em cada garagem haverá um centro de controle operacional, onde serão monitorados cada veículo. Qualquer problema detectado já poderemos atuar no sentido de minimizar o tempo de espera dos passageiros que aguardam um ônibus”, disse Luís Mauro.

Os sistemas de controle de fraudes e rastreamento de GPS serão implantados simultanemanente a partir do final do mês de agosto e em três meses devem estar em pleno funcionamento. Outras capitais como Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre também estão aderindo a novidade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 326 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal