Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/08/2010 - Pantanal News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Enersul flagra 4,5 mil fraudes para furto de energia

Por: Aline dos Santos


A Enersul flagrou, durante o mês de julho, 4,5 mil fraudes durante inspeção em 15 mil unidades consumidoras em 73 municípios de Mato Grosso do Sul. O furto de energia elétrica foi constatado em residências, comércio e frigoríficos.

Ontem, em Caarapó, os técnicos da empresa detectaram fraude nas lan house Star Game. De acordo com a Enersul, o padrão de energia de um dos prédios estava com um desvio na fiação que impedia o medidor de registrar o pleno consumo. No outro imóvel, o sistema de medição estava com parte dos componentes danificada de forma criminosa para evitar o completo registro da energia consumida.

O caso é acompanhado pela Polícia Civil de Caarapó que além de indiciar o proprietário dos imóveis investiga quem está vendendo os artifícios para a fraude. Com a descoberta do “gato”, o dono do imóvel tem que pagar toda energia consumida e não paga durante o período da fraude.

Até o fim de 2010, a Enersul vai inspecionar mais 90 mil unidades consumidoras. Elas estão incluídas dentro de um mapeamento que leva em conta informações que vão desde atipicidade no histórico de consumo à denúncia pelos canais de relacionamento com o cliente.

A fraude de energia é crime previsto em lei com pena de até 4 anos de prisão. Segundo a Enersul, o furto de energia elétrica em Mato Grosso do Sul causou prejuízo de R$ 47 milhões em 2009 e provocou impacto na tarifa de energia elétrica de 2,57%.

Em julho, a Enersul encaminhou para a Polícia Civil fios, conectores e disjuntores que estava sendo usado em uma suposta “gambiarra”para mascarar a medição da energia elétrica consumida no Frigorífico Beef Nobre, em Campo Grande.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 221 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal